quinta-feira, 11 de abril de 2013

Concurso Gastronômico de Floripa

Bom dia!!!

Hoje vou falar para vocês como foi minha participação no Concurso Gastronômico de Floripa!


Foram duas fases: a primeira, que era o envio da receita e a segunda, caso fosse uma das receitas selecionadas, a execução.

Quando vi a chamada para o concurso, me interessei de cara!! Embora meu desejo profissional não esteja ligado à área da gastronomia, quis testar minhas habilidades.

Uma das coisas que mais gostei é que teria três ingredientes que eu deveria usar, obrigatoriamente: camarão, limão siciliano e champignon fresco.

Isto me empolgou muito, uma porque me "senti' naquelas corridas culinárias que sou viciada, onde os chefs tem ingredientes específicos para elaborarem um prato e outra porque eu teria que usar a imaginação... não poderia apenas mandar um prato que já executo há tempos... tive que ir para a cozinha e elaborar um prato onde o sabor dos três alimentos obrigatórios fossem sentidos.

Enviei uma receita de escondidinho recheado com camarão, champignon fresco, nata e queijo Emmenthal. Usei o suco do limão siciliano no purê de aipim.

Bom... receita enviada e a boa notícia que, dentre 240 receitas, a minha fora uma das cinco selecionadas para ser executada ao corpo de jurados!!!

Isso foi numa quarta-feira e a execução da receita seria na sexta-feira à noite. Então, imaginem... correria para comprar os ingredientes, organizar meus horários.. essas coisas.

No dia do evento, cheguei à ASSESC e fiquei apreensiva, querendo saber quem seria meus concorrentes.. até que chega um casal que venho a saber posteriormente que eram casados de verdade!

Os outros dois concorrentes, não vieram para a execução!!

Nossa harmonia na cozinha foi ótima, o Fábio e a Lu possuem um buffet de eventos, então, estão há anos luz na minha frente! Me ajudaram quando solicitei e me deram dicas preciosas!


Nem de longe aquela cozinha parecia uma competição!!!

Com o feitio dos pratos de cada um fui ficando cada vez mais apreensiva com o meu resultado  e confesso que o terceiro lugar já estava estabelecido na minha cabeça.

O prato que a Lu executou foi a "Triologia dos Mares" uma salada com ostras e vinagrete de maça verde, quenelle de camarão e folhas baby com terrine de champignon! Além de tudo delicioso o prato ficou lindo!


O prato que o Fábio executou foi uma massa verde recheada com champignon, molho de tomate agridoce, camarão e flores comestíveis... uma verdadeira obra de arte, até porque, este prato fora o seu "trabalho" de conclusão do curso de cozinha e ele fez uma releitura de um quadro de Monet... na cozinha, só chamávamos o prato dele de Monet! Como falei, o clima não poderia ser melhor!


Imaginem vocês, eu vendo essas barbaridades culinárias na minha frente e eu ali, com o meu tímido escondidinho... mas vamos lá... desistir nunca!!!






Emoções à flor da pele na hora da contagem dos votos, que foi feito pelo Chef Blaise e os três competidores. 

Havia quatro quesitos para votação, com notas de 1 a 5: textura, apresentação, sabor e criatividade.   

O Júri era composto por seis jurados: O chef organizador, Blaise Bourbonnais, Narbal Corrêa, Chef de Cozinha (Chef que foi responsável pelo jantar do Rei Roberto Carlos), Josiany Salache, Diretora de Exposição da ACIF Lagoa, Yula Jorge dos Santos, Jornalista, Santiago Edo, Gerente de Marketing da Ric Record e Flávio Grimaldi

Dedinhos cruzados durante a contagem e quase não acreditei que o meu prato ficou em primeiro lugar!!!

Apresentação da receita vencedora!
Feliz e realizada em saber que pratos com sabores e elaboração mais simples ainda são valorizados.

Queria aqui publicamente agradecer meus parceiros de competição, Lu e Fábio, por todo apoio dado a mim durante o preparo da minha receita!! 

Pessoas especiais com um grande dom para a gastronomia!!! E isso me faz mais realizada ainda, pois meus "adversários" eram bons!!!

Com o Chef Narbal Corrêa
Chef Narbal Corrêa, Eu, Chef Blaise Bourbonnais e seus filhos, Fábio e Lú
 A premiação do primeiro lugar é um jantar para dois no Bistrô La Provence. Nada melhor para comemorar a premiação de um prato do que uma boa comida, né?

Além disso, todos os participantes ganharam o livro do Chef Narbal Corrêa, A Cozinha do Bom Pescador!

Para quem quer mais detalhes de como foi a noite, segue link da reportagem feita pela equipe do Ver Mais da Ric Record: clique aqui!

Ah, hoje, à partir das 13:30 horas estarei ao vivo no Ver Mais! Não perde! E já me desculpo diante da minha não intimidade com as câmeras!

A receita do meu escondidinho já, já estarei postando por aqui!!

Por fim, queria agradecer mais uma vez o Chef Blaise e aos meus "adversários" Fábio e Lu! Foi uma noite ótima que lembrarei sempre com muito carinho!!


Beijos,


Aline














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos adorar ler seu recado!!